quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Coisas que os artistas não gostam


Hi dolls! 

Como quem acompanha o blog sabe, eu desenho e pinto entre outras coisas, e por isso hoje venho falar de coisas que todos os artistas (pelo menos os que conheço), não gostam de ouvir. Como fiz o secundário em Artes Visuais, ainda conheço uma mão cheia de artistas e isto foi um tópico já em varias conversas com algumas dessas pessoas. Se algum de voces diz estas coisas, pelo amor da Santa, parem... Vamos lá então!

1 - Devias desenhar isto ou isto...
Ao contrario do que todos pensam, nem todas as pessoas que desenham sabem desenhar tudo e mais alguma coisa. Eu por exemplo gosto muito de fazer retratos, desenhar personagens de animes e jogos, uma ou outra paisagem (raramente). Mas se quiserem que desenhe um cão, provavelmente não vai sair como quero porque não é a minha onda. Por isso lembrem-se nem toda a gente sabe desenhar de tudo. Existem pessoas que fazem lindos desenhos de pessoas e animais, mas não sabem (ou não gostam) de desenhar paisagens. Cada artista tem o seu gosto pessoal.

2 - Podes desenhar-me isto? É rápido!
Não importa se é rápido ou não... Se não tivermos imaginação no momento, nem que fosse demorar apenas um minuto, não vai ficar bem. Para não falar que a Arte custa dinheiro claro, embora eu raramente ganhe dinheiro com os meus desenhos, existe muita gente que o faz. Por isso nada de esmolinhas pessoal!

3 - Podes ensinar-me a desenhar?
Ora bem... Arte não é algo que se ensine. Eu costumo muitas vezes dizer que preferia não ter seguido Artes Visuais no secundário, porque não aprendi a desenhar propriamente melhor. Aprendi a usar um ou outro material que possivelmente em casa não ia mostrar interesse (por exemplo pastéis de óleo) ou a desenhar coisas que nunca ia tentar
 como copos ou galos de Barcelos (ainda me custa vê-los á frente), mas tudo o que sei desenhar foi porque pus tempo, dedicação e muito treino em cada um dos meus desenhos. A melhor dica que posso dar sempre é pegar num lápis e treinar muito. 


“Todos temos 10,000 desenhos maus em nós,
quanto mais rápido os deitarmos cá para fora melhor!"
― Walt Stanchfield
Concentradíssima!

4 - Se eu desenhasse como tu fazia montes de dinheiro.
Que bom para ti. A sério...

5 - Que toquem nos desenhos ou passem os dedos por cima.
Para quem como eu desenha a carvão e grafite é a pior coisa que me podem fazer. Imaginem demorarem horas a fazer um trabalho e chegar alguém e passa os dedos por cima enquanto estão a ver. Primeiro o meu corãção pára até ver que nada borrou ou se estragou. Segundo... POR QUE RAIO? Os desenhos não têm relevo, para quê, volto a repetir, PARA QUÊ?

6 - Olhar por cima do ombro.

Esta já falo mais por mim e não no geral. Eu odeio que estejam a olhar por cima do meu ombro para o que quer que esteja a fazer, seja desenhar, ou estar no portátil ou outra coisa. Não há nada pior que estarmos concentradissimos no que quer que estejamos a fazer e despertarmos para a realidade porque de repente sentimos uma respiração no nosso ouvido, normalmente acompanhado pelo típico "foste tu que fizeste?". Não, imprimi e agora tou só aqui a fingir que desenho. Deus me dê paciência!

Até parece que sabia o que estava a fazer hahah
7 - Não pintas este desenho /Este desenho ficava melhor se tivesse cores.
Ora bem tal como mencionei no inicio, nem todos os artistas sabem de fazer de todos os trabalhos. Eu por exemplo faço retratos a preto e branco aceitáveis, mas se fosse por cores ia provavelmente estragar o desenho. Talvez experimente se um dia comprar 
lápis de cor Caran D'ache, mas por agora sei que vou estragar o desenho dai deixar a carvão/grafite. Só pinto alguns desenhos de anime, e mesmo assim nem todos.

8 - Porque que não trabalhas a desenhar para ganhar dinheiro?

Porque não quero. Quando se trabalha tem de existir prazos. Eu não gosto de fazer os meus desenhos a correr e nem sempre tenho vontade, tanto que eu so desenho quando tenho imaginação ou acordo inspirada. Ao desenhar num trabalho, ia tornar uma coisa que gosto de fazer e que me relaxa, numa obrigação e por isso não é meu desejo fazê-lo.


9 - Alguém dizer mal do teu desenho mas não dar uma critica construtiva.
"Tá estranho" ou "Falta ai qualquer coisa" são coisas que já toda a gente que desenha já ouviu, nem que seja no inicio e claro que toda a gente tem direito a gostar ou nao gostar, mas a serio ajudem a dar criticas para melhorar algo, não só para não tarem calados.
10 - "Arte é inutil".
Muitos de vocês podem não acreditar, mas sim existem pessoas que dizem isto. Ora se Arte é inútil porque que toda a gente tem quadros em casa? A televisão é uma arte, musica é uma arte, desenho é arte, e não, não é inútil.

Oficina de Artes 


E por hoje é isto minha gente, apeteceu-me escrever aqui sobre a vida de artista, visto que ultimamente também tenho tido vontade de desenhar, pode ser que em breve hajam novidades na rubrica Sketchbook Page, por isso estejam atentos! 
Espero que tenham gostado das fotos que fui desenterrar do baú, dos meus tempos de escola. Concordam comigo? Ou caso sejam artistas, há alguma coisa que digam/façam que vos enerva?
Obrigado por lerem e beijinhos para todos !

1 comentário:

Triforce