quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Happy 20th Birthday, Lara!







Hi dolls! ðŸ’‹ Fez ontem 20 anos, que o primeiro jogo de Tomb Raider foi lançado e como não podia deixar de ser eu tive de vir escrever sobre o assunto.
Lara, ícone feminista, personagem intemporal no mundo dos jogos, modelo para inúmeras raparigas á volta do mundo e primeira “crush” virtual para mais rapazes ainda, é para mim um ícone de força, beleza e coragem.
Com sucesso num mundo maioritariamente masculino (o mundo dos jogos),
onde até á altura a maior parte dos protagonistas era do sexo masculino,
Lara veio encantar miúdos e graúdos, homens e mulheres,
 quando Toby Gard decidiu que
“queria uma personagem feminina e forte no papel principal”.
Foi então,  lançado o primeiro jogo de Tomb Raider, para Sega Saturn
(a 25 de Outubro de 1996, e no mês seguinte lançado para Playstation)
fazendo de Lara uma das personagens mais conhecidas mundialmente.


Nestes 20 anos, Lara foi protagonista de inúmeros jogos para diversas plataformas, inúmeras capas de revistas de jogos e não só, e dois filmes.
Nem preciso mencionar a Angelina Jolie, porque hoje quero falar apenas dos jogos, mas sou super fã da Angelina e para mim (tal como para a maior parte das pessoas) foram os filmes da Tomb Raider que a fizeram famosa. Sim ela é óptima actriz, eu gosto de imensos filmes dela antes dos da Tomb Raider mas sem duvida que a personificação da nossa heroína , a lançou para o sucesso.

Tenho tantas memórias com a Lara que é quase como se ela fosse um membro da família haha. Passei imensas horas a jogar no meu Game Boy Color, um dos únicos jogos em plataforma que amei do inicio ao fim e ainda me lembro do inicio do jogo e até da musica de cada nível. 

Inicio do Jogo Tomb Raider para Game Boy Color
Também joguei para um jogo em que Lara Croft tinha apenas 16 anos no inicio, um género de treino, onde a roupa que usava era diferente e onde tinha 2 tranças em vez do penteado tão conhecido que usou ao longo dos anos. Foi um dos meus jogos preferidos e muita gente não o conhece, mas adoro o facto de haver historia da versão “adolescente” de Lara, a treinar para saber tudo o que sabe, agilidade, força, uso de armas, etc... Cute as fuck!



Outra memória que tenho também Ã© de jogar com a minha amiga Susana, na Playstation 1, ainda na escola primária, e eram dias maravilhosos de infância, ou a jogar dentro de casa, ou quando o tempo permitia, irmos para a rua fingir que éramos nós próprias uma versão da Lara, enquanto saltávamos muros, subíamos Ã¡rvores e fazíamos de ramos partidos armas espectaculares.
Agora que tenho uma Playstation 2 também jogo Tomb Raider Anniversaire, e cheguei mesmo a fazer download de um jogo para telemovel. Só ainda não joguei em PC mas quem sabe não estará para breve hehe.


Lara com 16 anos
No quinto ano cheguei mesmo a ter como alcunha “Tomb Raider” porque ia para a 
escola com o meu cabelo pelas ancas numa “french braid” como a da Lara e o meu padrinho do 9ºano (pessoa que ajudava os alunos do quinto ano a integrar-se e ficava com um grupo de afilhados) começou a chamar-me sempre assim.
Pronto é isto, visto que ontem não passei por aqui, hoje tive que vir dar os parabéns á minha musa, talvez a main reason de eu ter começado a interessar-me por jogos (junto com Legend of Zelda).
Qual é a vossa opinião sobre a Lara? Que jogos Tomb Raider jogaram e o que mais gostam neles? kisses

1 comentário:

  1. Tomb Raider é um dos primeiros jogos que "vi jogarem".
    O primeiro que me lembro foi "Legend of Zelda, Link to the Past" para a SNES, e depois Tomb Raider para PC.

    Lembro perfeitamente de o meu Irmao estar a jogar isso, às escuras, som bem alto, eu e a minha irmã a ver. Ele passa por um corredor muito apertado que dava para uma clareira... assim q entra nela, saltam dois lobos. Borramo-nos os 3 todos, saiu eu e a minha irma aos gritos da sala, o meu irmao levanta-se e desliga o jogo. :D Topo

    Tomb Raider n era um dos "meus jogos", mas desde que a Square Enix lançou um (minha empresa de jogos favorita) tive q experimentar, e nao fiquei decepcionado. Obviamente, nao é a Lara q todos conhecem, mas foi um bom "ressuscitar" ao que estava à porta da morte.

    Lara Croft vai ser sempre uma, senao a, protagonista feminina mais badass e famosa da historia de videojogos.

    ResponderEliminar

Triforce