quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Desafio literário (parte 1) 📖

Hi Dolls! Como de costume vou passando os olhos por vários blogs e existe um em especial que acompanho, não diariamente, mas sempre que posso, e encontrei por lá um desafio sobre livros que achei engraçado. O blog é o Just an ordinary girl e acho que deviam passar por lá se gostam de livros, receitas, DIY, filmes ou simples histórias do dia a dia, há de tudo para todos os gostos.
Quem me conhece sabe que eu adoro livros, adoro ler, e adoro colecionar livros. A primeira coisa que me lembro de ler foi um livro de Uma Aventura, da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A minha mãe deu-me um para a mão e apartir dai fiquei viciada. Tinha 7 anos, e começado a ler á pouco tempo e achava os livros enormes mas quando experimentei, nunca mais quis largar. Para ajudar ao vicio saiu o primeiro livro do Harry Potter que recebi no Natal de 2000. Na escola básica ganhei um diploma de aluna com mais livros requisitados da biblioteca da Escola, e no secundário era raro o dia que não andava com um (ou dois) calhamaços dentro da mala. Agora não tenho lido muito, porque com o computador a Internet e os jogos tornam-se um pouco uma distracção e quando não estou no computador normalmente estou a desenhar, mas de vez em quando leio um livrinho ou outro. Vou mudar algumas partes do Desafio porque encontrei na Internet mais algumas "perguntas" e quero fazer duas partes em dias diferentes. Bem sem mais demoras, vamos ao que importa:


1. Melhor livro que leste este ano - Bem o melhor livro que li este ano, não por ser uma grande obra literária mas pela ansiedade que tinha por o ler e a antecipação, foi Harry Potter and the Cursed Child de Jack Thorne e John Tiffany. Embora tenha lido o livro em cerca de 3 horas, achei o livro uma delicia, e não tenho mais nada a dizer para alem de HARRY POTTER ALWAYS!


2. A tua coleção favorita - A minha favorita é a do Harry Potter, mas sem duvida existe outra coleção em primeiro lugar e infelizmente muita gente não conhece. É a coleção As brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, onde a história do Rei Arthur (na qual eu sou viciada) é contada pelas mulheres da família. É uma coleção estupendamente bem escrita, com personagens cativantes e são daqueles livros que quando se pega, perde-se a noção das horas. Outras que gosto são sem duvida a de Eragon do Christopher Paolini, Crossfire de Sylvia Day. 





3. Livro Favorito da tua coleção favorita -  Das Brumas de Avalon é "A Senhora da Magia", o primeiro porque ficamos a conhecer a historia e os personagens profundamente.





4. Um livro que te faz feliz - Dewey de Vicky Miron, história de um gatinho abandonado no deposito de livros de uma biblioteca, onde é adotado pelas bibliotecárias e passa a ser mascote da biblioteca, e companheiro de vários utilizadores da mesma. É uma historia real. Também na mesma onda Marley e Eu, de Josh Grogan. Dizer o que? Animais deixam me feliz





5. Um livro que te deixa triste - Queimada Vida de Souad. Custa imaginar pelo que certas mulheres passam em certos países.





6. Um livro underrated (pouco valorizado) - Os Filhos da Droga da Christiane F. sem duvida. Já o li no mínimo umas quatro vezes e estou em pulgas para o conseguir voltar a ler. Existe quem não goste de historias reais, ou de historias sobre vícios, mas para mim é um livro espetacular que toda a gente devia ler pelo menos uma vez na vida.






7. Um livro overrrated (demasiado valorizado) - Sem duvida a trilogia das 50 Sombras de Grey. Achei que a loucura pelo livro foi exagerada. O livro foi muito mal escrito, a meu ver. Leiam a coleção Crossfire de Sylvia Day porque se não gostaram das 50 Sombras, vão gostar imenso desta coleção, é tudo o que 50 Sombras podia ter sido. 




8. Um livro que pensavas não gostar, mas acabaste por adorar- Past Secrets de Khaty Kelly. É um livro que não faz o meu género, mas a historia acabou por se tornar cativante.







9. Livro Clássico Favorito - O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde. Grande Clássico, não há muito a acrescentar. Toda a gente já ouviu pelo menos falar e quem não leu não sabe o que perde.





10. Um livro que odiaste - Pessoas como Nós de Margarida Rebelo Pinto. Embora o tenha lido até ao fim, achei o livro péssimo. de poucas em poucas paginas somos apresentados a mais e mais personagens até que a um ponto já não sabemos quem é quem, e a historia não tem para mim uma linha coerente.





11. Escritor favorito - Claro que tem de ser Nicholas Sparks e a J.K. Rowling





12. Livro preferido do teu escritor preferido - Muito difícil escolher só um. Talvez Diário da nossa paixão do Nicholas e Harry Potter e o Prizioneiro de Azkaban da J.K.Rowling. 


13. Personagem masculina favorita - O principal é o Sirius Black do Harry Potter. Não sei porque mas sempre tive uma grande conexão com ele, tenho pena que nos filmes não mostre nem metade do homem que ele é, ou da relação e cumplicidade que ele e o Harry criam ao longo do tempo. Uther Pendragon, das Brumas de Avalon, pai de Arthur. Para acabar Brom, Eragon e Murthag da coleção de Eragon.



14. Personagem feminina favorita - Sem duvidas Morgaine de Brumas de avalon. É uma mulher forte, que passa por muito para se poder tornar sarcedotiza, tem que sacrificar muito da vida e é um exemplo de uma verdadeira heroína. Também na lista claro, Hermione e Luna Lovegood de Harry Potter, Saphira de Eragon, Buffy de Buffy Caçadora de vampiros.



15. Livro preferido que virou filme - Diário da Nossa Paixão de Nicholas Sparks. Embora o livro esteja muito bom tal como todos que já li dele, o filme é perfeito e sem duvida dos meus favoritos. Sempre que posso rever, faço-o.



16. Livro preferido de infãncia - Os meus livros favoritos de infância são os do Harry Potter, mas também adoro quase tudo da Enid Blyton, principalmente Os Cinco e O Colégio das Quatro Torres.



17. Livro que estás a ler actualmente - Lolita de Vladimir Nabokov. Tenho-o á mais de 10 anos, mas como era muito nova para o ler guardei-o e descobri á pouco tempo que estava guardado numa caixa e estou a lê-lo. 


18. Um livro que desejavas que as pessoas lessem - Não me canso de dizer, As Brumas de Avalon. Melhor literatura de sempre.


19. Livro preferido que leste na escola - A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen, adorei o livro e acho que foi dai que cresceu a minha obcessão com o mar.




20. Um livro que mudou a tua opinião sobre algo - Qualquer um do Harry Potter, não acreditava em Magia e agora sei que é real, seus muggles!! hahaha Just Kidding. 

Espero que tenham gostado, e se gostaram, esperem que brevemente vem a segunda parte. Caso gostem e queiram fazer no vosso blog deixem aqui num comentário o link para eu ir ver. Já leram alguns dos que mencionei?
Kisses

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) antes de mais obrigada por te dares ao trabalho de escrever o comentario outra vez.
      Bem eu partilho a tua ideia da Margarida, não volto a tocar nos livros dela, foi a pior experiência literária que tive ate hoje.
      Quanto ao 50 Sombras achei de péssimo gosto, talvez o português esteja um pouco melhor traduzido e escrito, porque o em inglês original está muito pobre em vocabulário, parece que foi escrito por uma miuda de 15 anos com as hormonas aos saltos. Para mim a Anastacia submete-se a muita coisa que para mim não é chamar relação é simplesmente abuso. E para não falar que fiquei horrorizada ao ler a parte em que ele lhe tira o tampão assim do nada. No entanto gostei do filme, acho que é o unico filme melhor que o livro que conheço. mas sinceramente a historia da colecção crossfire está muito melhor escrita em termos de vocabulário, a personagem principal é uma mulher forte e incrível, e o Gideon põe o Grey a um canto. Acho que em termos de vocabulário está muito melhor construído e verbalmente também. Mas claro gostos são gostos e cada um tem direito á sua opinião. Eu não tou a dizer que o livro não preste ou que não tenha gostado de o ler, acho que foi é uma loucura desnecessária por um livro que não é lá grande obra literária. Obrigada novamente por passares por aqui espero que gostes da segunda parte que vou por brevemente. Também fico feliz que gostes de ler é sempre bom saber que existe uma comunidade cada vez maior de amantes de livros, não tenho ideia de leres quando andávamos juntas em miúdas, mas também andávamos sempre na rua a brincar.
      Beijinhos, e os teus comentários são sempre bem vindos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Olá! Antes de mais fico contente em saber que costumas acompanhar o meu blog :) Ainda bem que gostaste do desafio e decidiste fazer, gostei imenso das tuas respostas e acabo sempre a descobrir livros novos. Também li alguns livros da coleção "Os Cinco" e gostei. Apesar de preferir romances também já li vários livros desse género. Também li "A Menina do Mar" e foi uma boa leitura. Tenho cá "Os Filhos da Droga" e está na lista de livros para ler. Uma amiga minha leu uma vez e eu fiquei curiosa, se bem que só há pouco tempo descobri que os meus pais têm cá em casa. "O Diário da Noss Paixão" é lindíssimo, tanto o filme como o livro.

    Fico a aguardar pela segunda parte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por vires tambem tu aqui, depois aviso quando tiver a segunda parte publicada. "os filhos da droga" é um pouco pesado em termos de história, mas é muito muito bom, dos melhores que já li provavelmente.
      Quanto ao "O diário da nossa paixão" não há grande coisa a dizer, Nicholas Cage forever hehehe
      Vai passando por aqui quando quiseres :)
      Beijinhos

      Eliminar

Triforce