quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Erros na higiene da maquilhagem !


Hi Dolls! Hoje venho falar de algo que me tira do serio. Vejo muitas, até demasiadas, pessoas intituladas de "Professional makeup Artist" que maquilham várias clientes por dia a cometer erros de higiene e no toca a coisas da saúde, é algo que me faz uma impressão desgraçada.

Não sei se alguém já fez sessões fotográficas, se já viu vídeos de pessoas a fazer maquilhagens para esse género de produção, em que se tem de maquilhar quatro, cinco ou até mais pessoas todas de seguida,mas provavelmente já. E existem tantos erros, que a maior parte das meninas que vão ser maquilhadas talvez não saibam, mas pode causar complicações na saúde, não só a nível dos lábios (herpes) e dos olhos (conjuntivite por exemplo) mas a nível da saúde da pessoa no geral, como gripes, infecções entre outras coisas. A partilha de produtos traz riscos, mas a falta de cuidado com a limpeza de pincéis e esponjas pode ser mais prejudicial. Trago então aqui algumas "red flags" que não devem acontecer enquanto estão a ser maquilhadas por alguém.



1- A mascara deve ser aplicada com escovas próprias descartáveis que devem ser elas próprias inseridas apenas uma vez no recipiente. A partir do momento que estiver em contacto com a cliente, deve ser deitado fora e usada outra escova.


2- Usar sempre um pincel para os lábios, em momento nenhum se deve usar o batom directamente nos lábios de cliente para cliente.

3- Os pincéis utilizados, devem ser esterilizados antes de cada cliente ou no caso de serem varias clientes seguidas (o que não dá tempo aos pincéis de secar) devem ter-se pincéis extra. Quando usados na cliente, devem ser postos de parte, em vez de serem colocados com os restantes pincéis (limpos supostamente), no suporte ou estojo. 

4- As mãos da maquilhadora devem ser lavadas e esterilizadas entre clientes, e podem pensar "ah mas isso toda a gente sabe" mas iam ficar espantadas, de quantas não o fazem.






Por isso meninas, já sabem, se forem maquilhadas e repararem em algum deste erros, não tenham medo de falar, pois a vossa saúde está em jogo, muitas das coisas como a conjuntivite podem ser passageiras mas algumas como Herpes, é algo que fica para a vida.

Quanto em casa, também é preciso limpeza, os pincéis devem ser limpos regularmente (uma vez por semana no mínimo), porque mesmo que não os usem sempre, apanham ácaros e pó. Comprem uma solução de limpeza de pincéis que já podem comprar em quase todas as superfícies comerciais, ou lavem com agua morna e um shampo ou sabão neutro. Entre lavagens, podem também usar um pulverizador com álcool etílico e pulverizar os pincéis 10 minutos antes de usarem (certifiquem-se que o álcool já evaporou antes de porem algum pincel na cara ou nos olhos). As sombras e produtos de pó compacto (ou seja nada de pó solto e cremes) podem também ser pulverizadas com álcool, sem exagero e deixar secar aberto. Isto não estraga a consistência ou qualidade e ajuda a manter os produtos limpos e esterilizados. Espero ter ajudado um pouco. Beijinhos



5 comentários:

  1. Falando como maquilhadora, não vejo mal em usar as costas da mão para colocar a base, visto que as mãos têm de estar desinfetadas e completamente limpas. Se o pincel tocar na mão desinfetada e apenas na cara de uma cliente não tem mal nenhum. Caso se maquilhe várias seguidas, é uma questão de desinfetar bem as mãos. Até porque a base convém ser aquecida na mão primeiro antes de ser colocada na cara.
    No que toca às máscaras de pestanas, tens toda a razão, mas infelizmente as escovas descartáveis não dão o mesmo efeito que as escovas próprias da máscara.
    No entanto, achei muito bom avisares as pessoas, porque realmente há maquilhadoras que não têm cuidado nenhum!
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida, ja apaguei porque as opinioes diferem, então mais vale não por.A verdade é que não me expliquei bem. Uma vez numa sessao fotográfica a maquilhadora fez-me a makeup e no tempo de eu ir fumar um cigarro, quando voltei ela estava a maquilhar outra menina, as minhas cores estavam todas ainda nas costas da mão dela. Quanto á mascara, nao dão o mesmo efeito que as descartáveis, mas podem fazer como eu que tenho a varinha de outro rimel limpa (que é uma escova de silicone) e podem usar sem usar a da mascara que estão a utilizar. sempre dá para esterelizar também. Os olhos são humidos o que quer dizer que tudo o que toca nos olhos vai directamente para dentro do corpo da cliente. As pestanas tem montes de lixo e bactérias, porque é mesmo esse o trabalho delas impedir lixo de entrar para os olhos, dai que usar a varinha da mascara em questão pode causar graves infecçoes. Obrigada pela tua opinião. beijinhos!

      Eliminar
    2. Isso que a maquilhadora fez não se faz... é uma porcaria O.O
      No que toca às pestanas eu concordo contigo! Apenas tenho pena que as descartáveis não façam o mesmo efeito.
      Beijinho**

      https://tinygirlreviews.wordpress.com

      Eliminar
  2. boa tarde e como fazem com a sombra?
    tipo utilizam outro pincel se quiserem colocar mais sombra depois de terem passado na palpera
    ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode usar-se da palete com um daqueles pinceis com esponjinhas nas pontas, descartáveis alguns até tem 2 esponjinhas, o que dá o total de 4 aplicaçoes sem tocar com o que já foi usado na sombra. Depois usa-se outro pincel para esbater e fazer o trabalho esfumado em si.

      Eliminar

Triforce