sexta-feira, 18 de maio de 2018

Mini DIY - Palete de Aguarelas

Hi Dolls! Hoje trago-vos um DIY (Do it yourself) de como fazer uma palete para as vossas aguarelas em tubo. Quem nunca viu e quis ter aquelas paletes em metal com divisões para todas as vossas cores? Tenho uma alternativa barata para vos ajudar.

Materiais necessários:

- Aguarelas em tubo
- Contentor com divisórias para comprimidos
- Álcool ou acetona
- Algodão 
- Pincel / Espátula pequena


Como fazer:

Comprem um recipiente de comprimidos do género deste da imagem.


 Existem com mais ou menos divisões, com tampas que abrem vários compartimentos ou individualmente, que são todos colados ou em partes que se separam. Escolham conforme a quantidade de cores que têm ou que mais gostem. O meu tem 7 conjuntos de 4 que se separam (7 dias com 4 horas diferentes para tomar o comprimido), tampinhas individuais e um tabuleiro por baixo para colocar os contentores.
O primeiro passo é simples e não é obrigatório, mas fica mais bonito. Com o algodão embebido em álcool ou acetona (vejam qual remove mais facilmente) removam todas as letrinhas das tampinhas dos contentores. Vão acabar com algo assim


De seguida é a parte mais demorada, com calma e um pincel, espátula pequena ou até um pauzinho de gelado espremam os tubos para dentro das divisões e com ajuda do utensílio alisem o melhor que conseguirem as cores para ficar direitinho (raspem o utensílio de lado na divisão para aproveitar a tinta que ficar nele). se quiserem podem misturar duas cores para fazer uma nova, apenas aconselho a misturarem muito bem porque por baixo ás vezes não ficam bem misturadas. Como podem ver em cima, os meus tubos são apenas 12 e no entanto a minha palete final tem 20 cores, porque eu quis fazer roxos e rosas que não tinha, e mais azuis e verdes. Este passo não é necessário porque com aguarelas vocês podem sempre fazer cores nas paletes onde misturam as cores antes de pintar, mas como eu uso muitos rosas, roxos e azuis, decidi fazer isto para ter menos trabalho antes de pintar.
Mesmo assim ainda me sobrou tinta em alguns dos tubos de aguarela que vão dar para uma segunda vez.


Depois de todas as cores prontas é só deixarem aberto e a secar. Podem por uma folha de papel ou um guardanapo por cima para não cair algum lixo ou pó sem querer dentro, e depois é só esperar. 
Aconselho a não fazerem a palete se estiverem a pensar em pintar no dia seguinte, a não ser que tenham aguarelas alternativas (ou podem usar directamente dos tubinhos caso tenha sobrado tinta), porque demora de 3 dias a uma semana a secar dependendo do calor ou frio (a minha demorou 6 dias no inverno). E pronto é isto, nada de mais, mas na minha opinião uma grande ajuda, adorei imenso o resultado e uso bastante. Espero que tenham gostado :) beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Triforce