Hi Dolls! Tal como prometido, venho trazer a segunda parte de "Iniciar em Aguarelas", para quem não viu a primeira parte pode encontrar AQUI.
Sem muitas demoras (o post já vai ser grande) vou passar a mostrar algumas dicas que me ajudaram imenso no início e alguns truques que vim a descobrir enquanto pintava que me melhoraram a experiência.
Paciência
Tive de começar com esta "dica" porque embora esteja bastante explicito que é preciso paciência para a maior parte das artes (seja ela pintar, desenhar, bordar, etc...), a aguarela requer bastante mais. E isto porque? Porque como é óbvio as aguarelas precisam de secar. Se vão trabalhar em camadas (layers) como eu faço, muitas das vezes ( a menos que estejam a usar a técnica de Wet on Wet) vão ter de esperar que uma camada acabe de secar antes de aplicar a próxima.
Tempo de espera para as aguarelas secarem
Caso queiram pintar mas as coisas ainda não estejam secas, podem fazer duas coisas. Pintar em partes diferentes do desenho (por exemplo se estiver uma camada a secar na parte superior da vossa pintura podem pintar na parte inferior) fazendo turnos. Enquanto uma parte seca, trabalham noutra. Caso sejam um pouco mais impacientes podem sempre usar o secador de cabelo (a alguma distancia da pintura).
Misturar cor suficiente
Uma coisa que eu aconselho é misturarem mais cor na vossa palete
do que aquilo que acham que vão precisar.
do que aquilo que acham que vão precisar.
Mais vale ter a mais e não precisarem, do que quererem mais
e não conseguirem o tom correcto.
Pode parecer estranho, mas é muito útil acreditem.
e não conseguirem o tom correcto.
Pode parecer estranho, mas é muito útil acreditem.
Cor uniforme
Caso queiram aplicar uma cor numa grande área, podem com um pincel largo e alguma água passar na área desejada e logo de seguida aplicar a cor.
O importante é aplicar em todo o lado antes de secar, para um efeito mais liso.
O importante é aplicar em todo o lado antes de secar, para um efeito mais liso.
Pincéis molhados
Convém sempre secar bem os pincéis depois de os usarem e lavarem. Podem deixa-los a secar num pano deitados ou se quiserem meter num copinho todos os pincéis, podem pressionar os pelos suavemente com um pano, caso contrario, a água pode escorrer para a cola que segura os pelos e estraga-la, fazendo com que os pelos comecem a sair. Nunca mas nunca, deixem os pincéis mergulhados em agua muito tempo, muito menos virados para baixo num copo de agua porque vão ficar sem a forma normal deles.
Dois recipientes de água
Pessoas com menos experiência normalmente usam apenas um recipiente para limpar os pincéis entre as cores, mas assim a água fica rapidamente suja e escura. Isso pode tornar as cores menos brilhantes e fazer com que a pintura não fique tão vívida. A melhor maneira de manter as cores puras é manter a água limpa e a água permanece limpa por mais tempo se se usarem dois recipientes. Um para limpar os pincéis e outro para molha-los antes de aplicar a cor.
Pintar do mais claro para o mais escuro
Com a aguarela, convém pintar de claro a escuro. Quantas mais camadas, mais escuras (e sólidas) ficam as cores. É muito mais fácil juntar camadas até chegar á cor desejada, do que começar logo muito escuro.
Desenho a lápis suave
No caso de desenhar antes de pintar a aguarela (em vez de pintar sem referência) o melhor é fazer sempre o esboço a lápis muito leve. Usa-se apenas o suficiente para se ver por baixo da aguarela, porque depois de aplicar a aguarela é difícil de apagar. A borracha pode aclarar zonas erradas da aguarela, ou até rasgar ou esfarelar o papel que já foi tratado pela água.
Testes de cor
Algo importante a fazer sempre são testes de cor. Eu vou experimentando os tons que preparei antes de aplicar na pintura final. Podem fazer Color Charts com as cores que têm para verem todas as cores que podem criar, ou podem fazer gradientes para saberem quantas tonalidades diferentes podem tirar de cada cor. Uma cor com menos água é completamente diferente da mesma cor diluída em mais água.
Aceitar os erros
Muitos acreditam que não se podem consertar erros na aguarela. Isso é falso. Há muitas maneiras de corrigir erros. Limpando com um pano ou papel húmido, ou esponja ou pincel limpo. Erros podem ser corrigidos se forem limpos rapidamente. Muitas vezes quando aplico cor a mais pressiono papel higiénico levemente (nunca esfregar) e corrijo o erro, ou então limpo e seco o pincel e tiro o excesso. Não só na aguarela mas também nas outras artes é preciso errar para se aprender o que fazer e não fazer por isso experimentem bastante sem pressão para serem perfeitos.
Mistura de materiais
Não tenham medo de experimentar. Caneta de ponta fina preta, lápis de cor, canetas de gel, podem usar tudo para complementarem os vossos desenhos e pinturas. Eu uso caneta preta para delinear muitos dos meus desenhos a aguarela, e muitas vezes uso caneta de gel branca ou guache branco (por ser mais opaco do que a aguarela) para usar como brilhos ou detalhes. Aconselho a experimentarem numa folha de teste primeiro, se as canetas pretas desbotam se o desenho ainda estiver molhado da aguarela.
Papel enrugado
No caso do papel enrugar com o excesso de agua, mesmo que usem fita para agarrar á mesa ou prancha, podem sempre colocar a folha da pintura depois de seca entre dois livros pesados, ou até passar a folha a ferro, com um pano bem grosso (que saibam que pode ser passado a ferro) por cima. Usem temperatura baixa ou média e passem durante um minutinho até ficarem com o desenho liso.
Diverte-te
O importante é apreciar o que se está a fazer. Eu tiro prazer não só de pintar, mas de preparar as coisas todas para começar a pintar. Por os pincéis em ordem, misturar as cores, preparar uma bebida, por musica adequada para me inspirar, tudo isso me dá prazer. Cometam erros, brinquem com as cores, façam gradientes, pintem imagens já feitas, sei lá, apenas tirem proveito do que estão a fazer e divirtam-se. È o mais importante.
Aqui estão algumas dicas e truques que espero que resultem convosco, como resultam comigo. Caso queiram saber mais coisas ou tenham duvidas que saiba responder escrevam nos comentários, que eu respondo ou faço outro post com todas as perguntas feitas. Ou se quiserem saber onde aprendi, ou como aprendi, ou que youtubers fui vendo ao longo do tempo para aprender. Beijinhos